Sacramento da Reconciliação

Sexta-feira | Ig. Matriz
  18h00 - 20h00

Ex. de Consciência 1  Ex. de Consciência 2
(Quem desejar confessar-se fora dos horários estabelecidos deve articular com o pároco, pois está sempre disponível)

Intenções do Papa

Julho

Universal: Integridade da justiça

Para que todos aqueles que administram a justiça operem com integridade e para que a injustiça que atravessa o mundo não tenha a última palavra.

A primitiva capela da Nossa Senhora do Desterro, que se ergue num espaço arborizado chamado popularmente de Souto de Bairros foi edificada em 1646, século XVII. É, pois, muito antiga. Segundo consta, entre as pessoas mais idosas, custearam as suas despesas quatro famílias, três de Bairros e uma da Maganha.

Em 1766 foi reparada e aumentada. E nos nossos tempos, em 1986/87, nela se operaram importantes obras que lhe alteraram profundamente a sua arquitectura primitiva, pouco mais restando do que o seu antigo altar. Presentemente é um edifício de linhas modernas com espaço bastante para receber aos domingos e dias de festa os crentes que a ela acorrem em elevado número. Está embelezada com painéis de azulejos com cenas da vida de Nossa Senhora.

A sagração da capela, depois das obras, foi feita no dia 8 de Maio de 1987. O adro da capela foi pavimentado e ajardinado num arranjo de elevado gosto. Anualmente, nem sempre com regularidade, no 4ºdomingo de Abril, realizam-se festejos com a actuação de uma banda de música, o desfile de uma procissão e lançamento de fogo-de-artifício na véspera à noite.A eles acorrem povos da localidade e das freguesias circunvizinhas.

Muitos romeiros ali se dirigem para saborear o cabrito assado, com fama por bem cozinhado e temperado.

 

(Fonte: Livro, "Duas Comunidades um só Povo" autor: "Costa Ferreira" )

Inventário

Download

 Galeria

 

ozio_gallery_nano