Sexta-feira (4)
Ig. Matriz | 19h00 - 20h30

Pela evangelização: Primavera missionária na Igreja

Para que o sopro do Espírito Santo suscite uma nova primavera missionária na Igreja.

QUE É A PASTORAL DA SAÚDE?

A Pastoral da Saúde é entendida como sendo “a acção de todo o Povo de Deus, comprometido em promover, cuidar, defender e celebrar a vida, tornando presente na sociedade de hoje a missão salvadora de Cristo no mundo da saúde”.

OBJECTIVO DA PASTORAL DA SAÚDE:

É objectivo geral da Pastoral da Saúde promover, educar, prevenir, cuidar, recuperar, defender e celebrar a vida saudável e plena dos elementos da comunidade. Evangelizar o mundo da saúde, com opção preferencial pelos pobres e doentes, participando da construção de uma sociedade justa e solidária ao serviço da vida.

DIMENSÕES ABRANGIDAS:

A acção da pastoral da saúde abrange basicamente quatro dimensões fundamentais, interdependentes e complementares:
        Dimensão comunitária: agir no sentido da promoção, educação para a saúde e prevenção da doença;
        Dimensão solidária: vivência e presença samaritana junto dos que sofrem, nas instituições de saúde, na família e comunidade, consubstanciando-se muitas vezes em “socorro imediato” e visa atender a pessoa integralmente, nas dimensões física, psicológica, social e espiritual;
        Dimensão político-institucional: consciencializar dos direitos e deveres do sistema de Saúde e necessidade de actuar incentivando mudanças e transformações estruturais e institucionais. Zelar para que haja reflexão bioética, formação ética e uma política de saúde sadia;
        Dimensão Espiritual: experiência espiritual nas dimensões intrapessoal, interpessoal e transpessoal.

GRUPO EM CONSTITUIÇÃO

BREVEMENTE ESTARÁ ACTUALIZADO!