O Movimento da Mensagem de Fátima é uma associação pública de fiéis, com personalidade jurídica pública erecta pela Conferência Episcopal Portuguesa com carácter nacional. Depende da Conferência Episcopal Portuguesa que delega a superior orientação no Bispo de Leiria-Fátima com o título de Assistente Geral dedicando-se exclusivamente a finalidades apostólicas.

Coloca-se sob a protecção de Nossa Senhora de Fátima com o fim de viver e promover a sua mensagem. Sucede na plenitude ao Movimento dos Cruzados de Fátima que substitui a Pia União dos Cruzados de Nossa Senhora de Fátima. Nossa Senhora em Fátima comunicou-nos uma Mensagem simples que  “contém uma verdade e um chamamento que, no seu conteúdo fundamental, são a verdade e o chamamento do próprio Evangelho” (João Paulo II, Fátima, 13 de Maio de 1982). Esta é a proposta do Movimento da Mensagem de Fátima que, afinal, não exige a ninguém nada mais do que “ser cristão no seu mundo e em Igreja”. O MOVIMENTO DA MENSAGEM DE FÁTIMA é uma Associação Canónica, com cerca de 116 mil Associados paroquiais e alguns milhares de grupos de acção social em 17 dioceses do nosso País.

O Movimento da Mensagem de Fátima é constituído pelos associados que livremente quiseram assumir as exigências dos estatutos e regulamentos. Dada a especificidade pedagógica-pastoral de cada grupo etário constituem-se os sectores das crianças, dos jovens e dos adultos. Com a finalidade de viver mais inteiramente a mensagem de Fátima à maneira dos pastorinhos – Conversão, Reparação, e Adoração Eucarística – os associados podem organizar-se em grupos de acção paroquial de vida do MMF.

Na nossa comunidade existe constituído um secretariado paroquial do MMF e, em todas as aldeias estão presentes os (as) zeladores da "VOZ da FÁTIMA”, que actualmente são 28 elementos, que todos os meses entregam 370 jornais .
Os jornais são enviados de Fátima para a paróquia onde os/as zeladores os levantam e de seguida fazem a distribuição pelos assinantes deste mesmo jornal.
No final do ano é feita a recolha de uma quota anual, que é entregue ao pároco que posteriormente envia para Fátima.

Na nossa comunidade o Secretariado do MOVIMENTO DA MENSAGEM DE FÁTIMA é constituído por um secretariado:

Presidente: Maria Albina de Jesus Costa Lisboa
Tesoureira: Maria José da Silva Ferreira
Secretária: Maria Alice da Cruz Maia

Missão deste Secretariado Paroquial segundo os Estatutos do MMF:
1  - Zelar pelo fiel cumprimento da finalidade do Movimento da Mensagem de Fátima.
2  - Apoiar os Grupos de Acção Pastoral.
3  - Programar, realizar e avaliar as iniciativas nos campos de acção pastoral à luz do carisma da Mensagem de Fátima, tendo como objectivo a Evangelização do seu meio.
4  - Colaborar activamente com os outros organismos paroquiais.
5  - Empenhar-se nas actividades de âmbito diocesano ou nacional, promovidas pelos Secretariados Diocesano ou Nacional.

Breve descrição do grupo do MMF e as suas actividades apostólicas na paróquia:

•    Distribuição dos Jornais "A Voz de Fátima" pelos associados.
•    Oração individual, familiar e comunitária do terço ou outras orações diárias antes das Eucaristias paroquiais.
•    Vivência eucarística nos seus vários aspectos: Missa, Comunhão e Adoração.
•    Devoção ao Imaculado Coração de Maria através: da Comunhão Reparadora, da vivência dos 5 Primeiros Sábados e Consagração ao Imaculado Coração de Maria.
•    Divulgação das orações ensinadas por Nossa Senhora e pelo Anjo em Fátima.
•    Organização do retiro paroquial dos doentes.
•    Organização da peregrinação anual diocesana dos idosos e frágeis.
•    Participação com as crianças da catequese na oração do terço no dia 13 de Agosto no Santuário de Fátima.
•    Participação em todas as procissões das festas da paróquia com o estandarte do MMF.

Outro Link:  Site do Movimento da Mensagem de Fátima

Obs.: Se alguém quiser receber o Jornal "A Voz da Fátima" ou para obter mais informações deve contactar os zeladores ou o cartório paroquial.