Sexta-feira | dia 30 | Ig. Matriz

Como diz o Papa Francisco:  Saber «primeirear», envolver-se, acompanhar, frutificar e festejar: tomar a iniciativa! É o nosso objetivo nesta rede social: procurar fazer dele um portal de verdade e de fé; um novo espaço para a evangelização onde a "Alegria do Evangelho" há-se ser o nosso desejo e o motor da nossa ação, em sintonia com a Igreja Universal, com todo o Povo Santo de Deus, o Santo Padre, o nosso país, a nossa diocese do Porto, o nosso bispo diocesano, as vigararias e as nossas comunidades. Sim! Queremos partilhar a alegria da nossa fé, a esperança do nosso viver e a caridade da nossa ação! Professar a nossa fé em Deus, revelado em Jesus Cristo, vivido e celebrado no Espírito da comunhão eclesial de todos nós, pedras vivas, deste templo desta parcela da Igreja de Deus em terras de Bougado!Todos nós sabemos que o modelo de comunicação digital pede uma mudança do modelo de comunicação da fé, uma forma nova e alegre de renovar e comunicar a fé neste dinamismo de «saída» onde nos surgem sempre novos desafios da missão evangelizadora da Igreja! Por isso, é vital que hoje a Igreja saia para anunciar o Evangelho a todos, em todos os lugares, em todas as ocasiões, sem demora, sem repugnâncias e sem medo! A Igreja deve saber "envolver-se" e esforçar-se por usar todos os meios necessários para avançar no caminho de uma conversão pastoral e missionária! Neste sentido, também a nossa paróquia há-de se esforçar por não ser uma estrutura caduca se for capaz de se reformar e adaptar constantemente. Este é um dos nossos objetivos! Deste modo queremos usar a linguagem das novas tecnologias de comunicação e as redes sociais (este site, o facebook, e-mail, etc..) como uma excelente ferramenta de trabalho, partilha, comunicação e evangelização no que respeita às nossas atividades e vivências paroquiais de modo a contribuir para uma ampla visão pastoral na cultura digital!

Por isso – sede Bem-Vindos! - A comunidade paroquial de Santiago de Bougado na pessoa do seu Pároco, saúda todos os que se atrevem a navegar neste mundo virtual e nesta “rede” de ligações, de criar laços de unidade e comunhão. Este é, sem dúvida, a grande preocupação desta página paroquial. É nossa vontade corresponder sempre mais e melhor, por este meio, ao que o nosso Mestre Jesus Cristo nos pede, e por isso aqui nos expomos para serviço da toda a comunidade. “Podem usar e abusar nas visitas a este espaço! A casa é vossa… Queremos muito tornar a paróquia mais próxima das pessoas, queremos a vossa colaboração e participação. Esperamos as vossas achegas, críticas, sugestões mas pedimos também a vossa compreensão para as limitações próprias de uma construção que não é feita por profissionais, nem tem uma equipa a trabalhar a tempo inteiro". Para quem chega de fora e não tem muito contacto com a vida paroquial, ou para quem está a chegar a Bougado, este pode ser um meio de não passar ao lado do que aqui se vai realizando e das iniciativas que se vão tomando para que ninguém se sinta um estranho na comunidade.

Bem vindos, pois, a este espaço que é vosso e que está à vossa disposição.

O pároco...

Pe. Bruno Ferreira