Sacramento da Reconciliação

Quarta-feira | dia 30 | Cap. Bairros
17h30 - 19h30

Ex. de Consciência 1  Ex. de Consciência 2
(Quem desejar confessar-se fora dos horários estabelecidos deve articular com o pároco, pois está sempre disponível)

Intenções do Papa

Outubro

A missão dos leigos na Igreja (Pela Evangelização)

Rezemos para que, em virtude do batismo, os fiéis leigos, em especial as mulheres, participem mais nas instâncias de responsabilidade da Igreja.

5. A entrada na igreja far-se-á pela porta principal e os fiéis sentarão nos locais que estão marcados a verde a começar pelos primeiros a partir da capela-mor.

6. Desinfetar sempre as mãos à entrada da igreja. Fornecemos o desinfetante. Mas podem tamb levar o vosso desinfetante.

7. Uso obrigatório de Máscara. Ninguém entrará na igreja sem ela.

8. A igreja dispõem apenas de 50-60 lugares;

9. Depois de preenchidos os lugares assinalados não podem entrar mais pessoas na Igreja. Podem assistir à missa no exterior da igreja, desde que não haja aglomeração de pessoas e devem sempre manter a distância mínima de 2 metros. Haverá amplificação sonora e podem receber também a comunhão, desde que cumpram as regras de higiene e distância.

10. As pessoas idosas, doentes ou pertencentes a grupos de risco não devem participar e aconselhamos a assistir à eucaristia através da televisão, redes sociais ou a participar nas missas da semana.

11. O acesso à sacristia fica restrito apenas ao celebrante, acólitos e sacristão.

12. O ofertório será feito no fim da missa e as ofertas das intenções de missa poderão ser colocadas numa caixa que estará disponível na igreja ou podem entregar no cartório paroquial.

13. No momento da comunhão devem baixar a máscara e a hóstia será dada nas mãos e devem levar de imediato a boca; voltar a colocar a máscara e desinfetar as mãos.

14. No final da celebração devem sair pelas portas indicadas. Pedimos que evitem aglomerações no final das celebrações.

15. A paróquia irá manter as transmissões através do Facebook, Canal Youtube e no site da paróquia. Futuramente poderá ser adquirido um sistema de transmissão.

16. A celebração dos outros sacramentos (Baptismos, Casamentos…) devem cumprir as mesmas regras que são pedidas para as eucaristias. As novas marcações, processos e condições da celebração devem ser tratados no cartório paroquial.

17. As festas da catequese (excepto a Festa da Primeira Comunhão e Profissão de Fé) ficam adiadas para o próximo ano pastoral.

18. As festas religiosas, romarias e procissões ficam suspensas até nova ordem.

19. O sacramento da Reconciliação será novamente celebrado na Ig. Matriz e Capelas, desde que se use máscara e se respeite a distância física de segurança.

20. Os funerais podem ter velório na casa mortuária e ter celebração na igreja matriz com a presença de familiares, a confraria e a cruz paroquial, tendo em conta sempre as normas estabelecidas.

21. A visita aos doentes está dependente do desejo das famílias e dos próprios doentes. Dentro dos cuidados preventivos a ter por causa do Covid-19, o pároco está sempre disponível para visitar os doentes e atender de confissão quem precisar urgentemente.

Bom regresso e em segurança…
Esperamos por si…

Padre Bruno Ferreira.